Pantone – A Cor do Ano 2018

Esperamos ansiosamente o anúncio da Cor do Ano 2018 pela PANTONE agora em Dezembro, que é o presente de Natal para muitos profissionais que trabalham diretamente com a escala de cores ou para os simples fãs incondicionais da marca e tudo o que ela representa.

As cores do ano começaram a ser definidas a partir de 1999, sendo o primeiro tom – para o primeiro ano do novo milênio – o azul cerúleo. Desde então, anualmente, a empresa reúne uma junta de profissionais de vários setores e não só de moda, que definem a cor seguinte. A prioridade máxima é eleger um tom que defina os problemas e as vitórias do momento, através de muita pesquisa e análise de tendências, comportamento, mercado e mundo!

Vamos rever algumas das cores escolhidas durante os últimos 6 anos.

Esse ano, 2017 a escolha foi o Greenery 15-0343. “Sabemos o tipo de mundo que estamos vivendo, que é muito estressante e muito tenso”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. “Esta é a cor da esperança e da nossa ligação com a natureza. Ele remete ao que chamamos de palavras ‘re’: regenerar, refrescar, revitalizar, renovar. Toda primavera entramos em um novo ciclo. É algo como olhar para a frente”

 

Em 2016 a Pantone surpreendeu com a escolha de duas cores do ano. A Rose Quartz 13-1520 e Serenity 15-3919. “Juntas, Rose Quartz e Serenity demonstram um equilíbrio inerente entre um rosa quente acolhedor e um azul mais suave, refletindo uma coneção e bem estar bem como uma senso de ordem e paz”, afirma a Pantone.

 

A Cor do ano em 2015 foi a Marsala 18-1438. Trata-se de uma tonalidade de vinho mais forte e robusta. Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone Color, “a cor Marsala é um tom sutilmente sedutor, que nos atrai para seu calor envolvente”.

Adiciona elegância a qualquer ambiente, incorporando esse tom rco e acolhedor em peças, acessórios e pintura. Características de pelúcia da cor são reforçadas quando aplicada em superfícies texturizadas, tornando-se uma escolha ideal para tapetes e estofados.

 

Para 2014 a escolha certeira foi o cativante, mágico e encantador Radiant Orchid – 18-3224. Um convite para a inovação, modernidade e versatilidade da cor Orquídea Radiante estimula a criatividade e originalidade. Imbuído de uma harmonia de fúcsia, tons roxo e rosa, o Orquídea Radiante inspira confiança e suas nuances rosadas emanam grande alegria, amor e saúde.

 

Em 2013 tivemos o verde Esmeralda 17-5641. “É a tonalidade mais abundante na natureza. O olho humano vê mais verde do que qualquer outra cor no espectro”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. “Ao longo da história, o verde-esmeralda é multifacetado e continua a brilhar e fascinar. Simbolicamente, a cor traz a sensação de renovação, clareza e rejuvenescimento, que são muito importantes no mundo complexo de hoje(2013), o que se traduz em um tom poderoso e universalmente atraente para a moda e os interiores das residências”, argumenta.

 

Em 2012 tivemos a Tangerine Tango 17-1463. Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone explica sobre essa cor:

“A cor, do ponto de vista psicológico, pode ser construtiva. Chegamos a este laranja em particular porque é esperançosa e otimista e também possui sofisticação.”

O laranja avermelhado (“Tangerine Tango”) é energizante e positiva. A escolha dessa cor está muito ligada a um momento de buscas, de esperança e, até mesmo, de realizações. Um impulso de energia para fazer acontecer! Ao mesmo tempo, uma cor ousada e picante.

 

Para a lista não se alongar até 1999, ficamos por aqui. Esse arco íris muito bem pensado e super admirado, vai receber em breve mais uma tonalidade. Deixe seu mundo mais colorido e curta nossa pagina no facebook e fique por dentro das novidades da Pantone.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: